21 de nov. de 2010

Edelweiss...chocolates artesanais!

A Loja de chocolates artesanais Edelweiss traz uma proposta diferenciada de chocolates na cidade turística de Gramado. A loja inaugurada no mês de novembro de 2010, está localizada na Praça do Moinho!!!
O projeto desenvolvido para a loja buscou trazer o charme, o aconchego e a tranquilidade que a cidade oferece aos seus visitantes. 
A madeira pinus usada na fachada, e o mdf texturizado de ripas de madeira junto com a cor vermelha, deixaram o ambiente caseiro e quente!!! Os espaço para painéis ilustrativos trazem imagens de chocolates aguçando o consumidor a provar o chocolate. 
Uma faixa de tecido no perímetro das paredes foi um dos artifícios usados para baixar visualmente o pé direito duplo da loja. E ao fundo, onde se encontra o balcão de atendimento criou-se um pergolado rebaixado com iluminação embutida.
A vitrini recebeu móvel sinuoso branco, ressaltando o colorido dos chocolates expostos!!! Um armário grande ocupando uma das paredes da loja, traz diversos nichos, onde poderão ser colocados todos os produtos que a loja oferece, facilitando ao cliente visualizar e acessar os mesmos!!! E ao centro da loja optamos por um móvel com nichos para bombons avulsos, onde o cliente pode se servir e separar o que deseja!!!
Além dos chocolates a loja oferece café ao cliente!!! Para isso deixou-se um espaço para uma mesa e cadeiras altas, onde além de consumir os produtos pode-se sentar e curtir o espaço!!!
Algumas imagens mostram o espaço... mas sinta-se convidado a visitar a Loja Edelweiss quando fores passear Gramado!!!















15 de nov. de 2010

Acessibilidade

Os projetos de edificações públicas e urbanas devem atender as necessidades de pessoas portadoras de deficiência física. Isso significa que os equipamentos, mobiliários urbanos, o acesso e deslocamento nos espaços públicos, devem ser acessíveis e sinalizados para permitir a independência dessas pessoas.

A NBR 9050 (Norma Brasileira de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) traz diversos parâmetros técnicos para auxiliar os profissionais de arquitetura para atender em seus projetos ao maior número de pessoas independentes para interagir com o espaço.

Para isso, hoje temos materiais e maneiras que ajudam a todos os tipos de deficiência. Por exemplo, sinais sonoros e pisos táteis, textos em braile ou desenhos em auto relevo auxiliam os deficientes visuais. Sinais coloridos, desenhados, auxiliam aos deficientes auditivos. Rampas, elevadores, barras de apoio auxiliam cadeirantes.

Veja alguns exemplos de utilização desses materiais e rampas nas pavimentações públicas:

Piso tátil direcional: este piso
 tem a função de guiar a pessoa
por uma trilha segura.
O deficiente visual se guia
pelas nervuras e desenhos do piso
.

Piso tátil de alerta: este serve para alertar
a pessoa que existe algum obstáculo no caminho,
que está chegando a beira do cordão da
calçada, na rua, que esté numa esquina... 

Piso direcional de alerta orientando a
pessoa da possibilidade de mais de uma
direção a seguir.

Piso alertando o início de uma escada.
Esquina com rampas para atravessar
a rua e indicação do caminho com piso tátil.

A reforma comercial do térreo da empresa MBM Previdência e Seguros, realizada em 2008, no centro de Porto Alegre, teve a preocupação em tornar o espaço acessível aos portadores de deficiência física. Criou-se uma rampa que resolveu o desnível da área externa com a área interna do prédio, e para entrar colocou-se uma porta automática, onde o usuário aciona sua abertura através de uma botoeira.

Outro desnível vencido neste pavimento, foi o que leva o cliente para acessar aos outros andares do prédio. Neste caso, como o desnível era alto, optou-se por uma plataforma de elevação. Equipamento que também pode ser acionado pelo cadeirante com a maior segurança.

Também reformamos dois banheiros tranformando em um de maior tamanho para atender aos cadeirantes. Para isso usou-se bacia sanitária, pia e barras de apoio específicas para o cadeirante. Até mesmo a porta de acesso ao sanitário, de tamanho maior, recebeu revestimento inferior em chapa de inox e puxador em barra para facilitar a abertura da porta.

É dever do arquiteto preocupar-se com o bem estar do seu cliente, tornando sua vida mais fácil, confortável e feliz!!!

Rampa de acessibilidade

Plataforma de elevação

Porta com barra puxador e
sinalização para cadeirante

Bacia sanitária especial com barras de apoio

Cuba de meia coluna e barras de apoio