17 de ago. de 2011

Consultório da Psicopedagoga e Psicanalista!!!

Fazer o projeto de um consultório de psicopedagogia e psicanálise foi interessante por se tratar de um espaço por onde passam pessoas de diversas idades, desde crianças à adultos. Elas buscam fazer uma análise de si mesmas e com as mais diversas demandas: desde um profundo padecimento psíquico até um simples desejo de se analisar, se entender e se cuidar da melhor maneira.
A Psicopedagogia trata de uma área do conhecimento que procura compreender o aprender e o não aprender e, a partir daí, ajudar crianças e adolescentes a resolverem seus problemas na vida escolar. Com crianças, as ferramentas de trabalho são muito variadas: material escolar, jogos, tintas, massa de modelar, argila, brinquedos diversos que possibilitam a manifestação do modo de cada uma aprender e das possíveis causas que possam levar a um não aprender.
Já a Psicanálise é um método particular de psicoterapia (ou tratamento pela fala) presente na história da saúde mental desde o final do século XIX. Foi fundada por Freud e está pautada na exploração do inconsciente com a ajuda da associação livre por parte do paciente. Ela foi o único método a reivindicar o inconsciente e a sexualidade como os dois grandes universais da constituição do humano.
Depois de entender o que seria feito neste consultório você poderá entender o projeto apresentado abaixo pelas fotos.
O consultório é uma sala ampla, onde de um lado criamos um espaço aconchegante e harmônico, com poltronas e um divã onde os clientes, geralmente os adultos, se acomodam para conversar com o profissional. Neste espaço a iluminação é na  cor amarela, com fachos de luz controlados por dimmer,  criando a iluminação desejada pelo cliente visando deixá-lo mais tranquilo.
Do outro lado criou-se um espaço interativo, com uma mesa baixa com pufes, um quadro negro na parede, uma copa com tampo pra trabalhos manuais... tudo isso para trabalhar com as crianças, que pintam, desenham, trabalham com sucatas, com massinha de modelar, com a água... enfim... com tudo que querem com o propósito de entendê-las e analisá-las durante as atividades. Neste espaço optou-se pela luz na cor fria, luz para ativar o ânimo para as atividades.
Abaixo da janela, que está num rasgo continuo em toda a extensão da sala, criou-se um armário embutido, onde além do material da profissional estão diversos joguinhos recreativos, livros e objetos de trabalho com as crianças.
Os dois ambientes ainda podem ser divididos por um painel de cortina recolhível, geralmente usada para as consultas com adultos, deixando a sala com poltronas mais aconchegante e pequena. Assim, a sala torna-se versátil, pode ser usada para diversas atividades com todo charme e praticidade.
A sala de espera está disposta de maneira que o cliente que ali está, não vê o cliente que terminou a consulta sair do consultório, o que proporciona maior privacidade para os clientes. A espera, com espaço pequeno conta com um espelho refletindo dois quadros de flores em cerâmica criados pela artista plástica Lourdes Gasparotto Rizzi. E, para maior conforto, um lavabo com espelhos circulares e uma luz com efeitos da luminária pendente de cristais.











 

 








15 de ago. de 2011

Suíte do bebê!!!!!!

Nada mais lindo, meigo, puro e ingênuo que um novo ser vindo ao mundo!!! Os recém nascidos marcam a sua chegada com um choro alto, gritado e que emociona  quem está ao lado!!! Tão esperado, tão desejado... esse novo ser vem trazendo amor, alegria, esperança a sua casa!!!
Nada mais justo que esperar essa linda criança com todo conforto e segurança. O dormitório do bebê é um ambiente cheio de afeto, de mimos, de cuidados para a sua proteção e bem estar!!!
O dormitório abaixo apresentado é para um menino cheio de personalidade!!! As cores em tons marron, azul e bege, misturadas aos listrados e coloridos dos objetos decorativos adquiridos pelos ansiosos pais, trazem harmonia necessária ao ambiente!!
Roupeiros, cômodas, espelhos, estão dispostos de tal maneira que, quando o bêbe crescer, pode-se trocar o berço e a poltrona por uma confortável cama. Futuramente, troca-se a cômoda do trocador, por uma bancada de estudos... e assim vai!!! Assim como a criança cresce o dormitório vai se modificando, acompanhando todas as etapas de sua vida!!!
Utilizou-se vários pontos de iluminação para este dormitório. Com circuitos separados, pode-se criar diversos cenários de luz. Pontos de led nos nichos dão destaque aos brinquedos; a mangueira de luz no teto suaviza o sono do bebê; uma luz mais intensa em frente ao roupeiro... e assim vão passando os anos e o quarto se modificando.
Até mesmo no banheiro tem um toque simples e especial para o bebê. A cuba de apoio permiteque a bancada fique mais baixa, servindo de apoio para a banheira do bebê. A banheira é transparente, para que quando colocada na bancada, possa aparecer a luz  embutida no tampo de vidro. E, se colocar luz colorida, o banho do bebê fica mais colorido, com a luz interagindo na água.

















Flores para encantar!!!

Nada mais elegante, natural e amoroso do que presentiar com flores as pessoas queridas, amadas e homenageadas!!! As flores simbolizam afeto, carinho e fortalecem a união entre as pessoas! 
São flores de tantos tipos e cores, colorem o espaço  e deixam a vida mais feliz!
O quiosque rústico e florido apresentado nas fotos abaixo está localizado no Shopping Praia de Belas. Trata-se do Quiosque da Bella Bimba, onde comercializam arranjos florais e presentes decorativos.
O quiosque, a anos no Shopping, em 2011 foi reformulado, recebendo novo espaço. Todo trabalhado em madeira de demolição, abraça o colorido das flores e dos objetos decorativos  deixando o espaço romântico. Os móveis antigos restaurados servem de expositores dos produtos. E, detalhes em ferro como o painel de folhas que sustentam uma prateleira e as luminárias arandelas nos barrotes de madeira dão um charme especial ao quiosque!! 
Visite o Quiosque Bella Bimba!!!
Você nunca erra presentiando com um lindo buque de flores, seja lá qual for a ocasião!!!












14 de ago. de 2011

Cozinhar como se gosta!!!

Nada melhor do que projetar a cozinha do jeito e com todos os equipamentos que queremos!!!
Afinal, num lugar onde fizemos aquelas comidinhas maravilhosas e por onde passamos várias vezes ao dia... nada melhor do que ser um ambiente prático, bem iluminado, e com tudo que precisamos para facilitar nosso dia-a-dia. Sem esquecer de ser charmoso para nossas horas sentados a mesa junto com a familia e amigos queridos.
A cozinha abaixo foi totalmente reformulada... tiramos pisos, azulejos, ampliamos a janela para ter uma maior visão para o pátio dos fundos... Trabalhamos com massa acrílica e pintura epóxi em substituição aos azulejos. Em homenagem ao um antigo forno a lenha, existente na cozinha antiga, fizemos outro em alvenaria com uma chapa de aço. Trabalhamos o teto com rebaixo de gesso e rebaixo em mdf compondo com os móveis, proporcionando uma melhor distribuiçao de pontos de iluminação.
Cristaleiras, nichos para os equipamentos e muitos armários tornarão a cozinha bem aproveitada espacialmente e de fácil manuseio!!
Aproveitem para pensarem em novas idéias para deixar a sua cozinha renovada também!!!