27 de out. de 2013

PARQUE HIGH LINE EM NOVA IORQUE


Em 2011 eu viajei para Nova Iorque, e um dos lugares que até hoje tenho vontade de voltar é o Parque High Line. Sua história e sua beleza me encantam por se tratar de uma REVITALIZAÇÃO de espaço público em desuso e que trouxe nova vida ao bairro. Vou contar um pouco da história do Parque e ilustrar com fotos mostrando como o parque era, etapas da construção e do espaço pronto. Espero que gostem!!!!

Em 1847 a cidade de Nova Iorque permitiu a construção de linhas de trem ao nível da rua no bairro West Side em Manhattan, onde se tinha um grande foco industrial, armazéns e o transporte de mercadorias era necessário. Porém acabavam gerando muitos acidentes entre os trens de carga e o tráfego ao nível da rua. Foi até preciso colocar homens com cavalos e bandeiras vermelhas, chamados de Cowboys West Side, na frente dos trens alertando o perigo. 


Foi em 1929, após diversos debates sobre o perigo, o Estado de Nova Iorque decidiu melhorar a situação com a construção da High Line, uma linha de trem elevada de 13Km.

Em 1934 os trens passaram a funcionar na High Line, percorrendo por entre os blocos de edifícios, se conectando diretamente com fábricas e armazéns para o transporte dos produtos.

Após 20 anos, com o desenvolvimento do tráfego rodoviário, as linhas férreas sofreram uma queda, e foi em 1980 que a última carga foi transportada por vagões na High Line. E então, entra em discussão a demolição da High Line.

Um grupo de ativistas fundam em 1999 o “Amigos da High Line” em defesa da não demolição. E com diversos estudos e  negociações entre o governo e o grupo, mostrou-se que era viável economicamente a revitalização do High Line dando a ele um novo uso: um PARQUE público.

Em 2003 é aberto um concurso público "Projetando a High Line" .   Em 2004 os Amigos da High Line e a cidade de Nova Iorque selecionam a equipe para transformar a High Line: escolheram James Canto Field Operations, uma empresa de arquitetura da paisagem, e Diller Scofidio + Renfro, uma firma de arquitetura, e especialistas em horticultura, engenharia, segurança, manutenção, arte pública, e outras disciplinas. O link para ver detalhes do projeto é: http://www.thehighline.org/design/high-line-design.

Veja o estado em que se encontrava a High Line após estar em desuso! Essas fotos são do acervo do The High Line, de 1999 a 2006:





Equipe técnica fazendo a análise do local.



Começa a construção em 2006. Máquinas são levadas na linha de trem para limpeza da pista, retirada do lastro, retirada dos trilhos e dormentes, sendo todos etiquetados e armazenados, pois após tratamento, foram reutilizados em alguns pontos do parque. Passam pelo mapeamento do projeto na trilha, refeito pavimentação em concreto e drenagens. Segue algumas fotos da execução:












A primeira seção do High Line abriu em 9 de junho de 2009.  A segunda seção, que corre entre abriu 08 de junho de 2011. Aí vão algumas fotos do espaço pronto:


foto: Iwan Baan - 2009 

 foto: Iwan Baan - 2009

  foto: Iwan Baan - 2009

  foto: Iwan Baan - 2009

  foto: Iwan Baan - 2009

                                                     foto: Iwan Baan - 2009


   foto: Iwan Baan - 2011

   foto: Iwan Baan - 2011


Ainda estão sendo revitalizados alguns trechos da linha de trem. Mas ainda bem que parte dela já existia quando visitei Nova Iorque e tive o prazer de caminhar por ela, tirar várias fotinhos e curtir aquele espaço. 


Ai começa a High Line!!! 
foto: Gabriela Mariano - 2011

Escadaria de uma das subidas!! 
foto: minha - 2011

Os bancos em concreto surgem de placas que estão entrelaçadas com a vegetação. Esse desenho me remete ao movimento dos trens nos trilhos. 
 foto: minha - 2011

  foto: minha - 2011

Até o bebedor eu achei interessante!!!  
 foto: Gabriela Mariano - 2011

Um leve espelho d'água faz a alegria das crianças.   
foto: minha - 2011

Eu e Gabi curtindo a escadaria sobre uma rua... vendo os carros passar.   
foto: algum turista como nós...hehehehehe - 2011


Espaço com bancos, com design diferenciado, surgem do piso, e estão espalhados por todo o trajeto da linha do trem.  
 foto: minha - 2011

Aqui um espaço com vegetação de trepadeiras.  
 foto: minha - 2011


   Hoje, a High Line inclui mais de 300 espécies de plantas perenes, gramíneas, arbustos e árvores - cada uma escolhida pela sua rusticidade, adaptabilidade, diversidade e variações sazonais na cor e textura. Algumas das espécies que originalmente cresciam na linha do trilho são refletidos na paisagem do parque hoje.

foto: minha - 2011
   Mais bancos diferentes sendo aproveitado pelo público.
foto: minha - 2011

   foto: minha - 2011

    foto: minha - 2011

                           A paisagem do parque interage com os prédios.
                                                            foto: minha - 2011


   foto: minha - 2011

Para finalizar este post, eu recomendo muito a caminhada pela High Line.  Agora, muitos dos armazéns e fábricas foram convertidos em galerias de arte, estúdios de design, varejistas, restaurantes, museus e residências; é um local bem interessante para um belo passeio.

Para saber mais detalhes da programação do Parque, horários de abertura e ver mais fotos acessem o site: http://www.thehighline.orgBom proveito!!!!