17 de fev. de 2014

ILUMINANDO A CASA DE PRAIA

A residência em estilo contemporâneo está localizada na praia de Xangri-lá. A arquiteta Juliana dá a sua contribuição nesta residência com o projeto luminotécnico tanto da área externa quanto na área interna.O pé direito alto na entrada da casa é visto do lado externo pela imensa fachada envidraçada.
A iluminação da residência foi feita com lâmpadas de led, lâmpadas fluorescentes T5 e compactas, que proporcionam a melhor eficiência e menor gasto energético dando a luminosidade necessária e beleza em cada ambiente.
A seguir as fotos e alguns comentários irão explicar os recursos usados neste projeto. Espero que gostem!



Nas laterais da casa, foram colocados no piso focos de luz com facho direcionados nas paredes mostrando as texturas ou revestimentos usados. 


Já no jardim com as cicas, iluminou-se a parte inferior com uma fita de led, evidenciando esse elemento suspenso. E nas paredes laterais um foco de luz cria um desenho com a sombras das folhas da planta.


Os belíssimos degraus de pedra basalto inteiriços receberam pontos de sinalização. Além de auxiliar no percurso dá um charme todo especial na recepção dos visitantes. E cada phoenix recebe um foco de luz no seu corpo evidenciando a beleza da planta na noite.


A piscina nos fundos da casa possui iluminação com dois fachos de led com o opcional de trocar as cores via controle remoto. A varanda da casa já proporciona uma luz geral na área da piscina, então optou-se por focos de luz somente nas plantas.





Numa das laterais da casa, criou-se um pergolado na extensão da sala de estar. E nesta, no canto do espaço, colocou-se um pendente todo trabalhado em cobre com pontos de luz bipino. Além de iluminar a luminária é uma peça de arte, fazendo um jogo de luz e sombra junto a parede.




O belíssimo jardim foi executado pela Bella Bimba Flores e Jardins, de Porto Alegre. E dado o giro pela área externa da casa, vamos agora falar um pouco sobre a iluminação interna da casa.


A área de estar, com 6 metros de pé direito, recebeu uma sanca na totalidade do comprimento do ambiente iluminando todo espaço. Para complementar, um jogo de 4 lâmpadas par 30 focadas no estar permitem uma luz mais forte quando necessário. O pendente amarelo maravilhoso complementa um segundo espaço de estar.


Outra sanca reta acompanha e escada. Nas paredes das extremidades do espaço foram usadas pontos de luz  com fachos direcionados perto da parede criando um efeito decorativo.


A luminária de piso acompanha o espaço com delicadeza em sua forma e com luz aconchegante.


No mezanino, focos de luz na parede criam efeito decorativo e podem realçar um lindíssimo quadro que poderá ser colocado.



O corredor que leva aos dormitórios recebeu lâmpadas de led AR70.


Nos dormitórios utilizou-se uma luminária central com luz difusa complementada por pontos de led 4w. Todos esses pontos distribuídos em circuitos diferentes para o usuário poder escolher quais lâmpadas deseja acender.


Este bidê ganhou um luminária toda tramada com lâmpadas bipino. Esta cria efeitos de luz e sombra no canto do quarto.



Já ao fundo, o closet recebeu sanca com luz branca, criando luminosidade ideal para visualizar o vestuário.


Na cozinha bem espaçosa crious-se iluminação difusa com 4 sancas de luz branca com fluorescentes T5. Nas bancadas foram direcionadas lâmpadas de led, criando um efeito decorativo e complementar da iluminação.








A mesa de jantar com tampo e cadeiras em madeira, recebem a pendente horizontal também toda trabalhada em cobre, com lâmpadas bipino. E nos quatro cantos foco de luz AR70 para complementação da iluminação e efeito cenográfico.


O lavabo recebeu dois pontos de luz de led 4w direcionadas na bancada em frente ao espelho. Já a bancada do banheiro recebeu uma sanca rente ao espelho com lâmpadas fluorescentes T5.