22 de mai. de 2016

HOSPITAL PARA CRIANÇAS!!!!

A muito tempo eu queria escrever sobre este hospital. Em fevereiro de 2015 eu fiz uma viagem para a Austrália, e pesquisando sobre os projetos arquitetônicos de destaque do país para visitar eu encontrei o LADY CILENTO CHILDREN´S HOSPITAL. 

Trata-se de um hospital do Estado de Queensland para crianças desde o nascimento até 16 anos de idade, incorporando equipamentos de diagnósticos e tratamentos dos mais avançados do mundo!!! Foi inaugurado no final de 2014.

O projeto arquitetônico é tão lindo que fui até a capital Brisbane somente para ver de perto esse prédio. Um projeto que foge do conceito tradicional de hospital e traz leveza, alegria e conforto em um ambiente onde as pessoas vão por estarem doentes, sofrendo, passando por momentos difíceis. A valorização da arquitetura transformando espaços e transformando vidas.

O projeto foi desenvolvido com o propósito de servir o paciente e seus familiares, buscando tornar fácil e agradável os espaços para o usuário durante a estada do enfermo. É um prédio de 12 andares, em torno de 100mil m², com uma volumetria que não diríamos ser um hospital. 

O conceito do projeto é a "Árvore da vida", por isso nele predomina a cor verde na parte externa e no seu interior, no eixo central, existe um vão onde a altura do pé direito permite visualizar todos os andares, e ali estão galhos de árvores com pássaros colorindo.

Cada andar com sua especialidade tem predominância de uma cor. Um dos andares, mais ao alto leva para um jardim externo para doentes e tem outro isolado para visitantes. Só o colorido do hospital já traz alegria por quem passa pelos seus corredores.

Outro andar é para entretenimento das crianças: sala com telões para dançar, com vários televisores para jogar video games, ou com mesas para diversos jogos.  Sala para artes com mesas e tintas, lápis de cores e diversos materiais para as crianças passarem o tempo de sua recuperação. Tem também uma sala com uma estrutura de rádio para brincarem. Todos esses espaços com profissionais especializados para brincarem e ajudarem as crianças. Para os familiares das crianças internadas tem um espaço com uma copa, cozinha, mesas, sofás, enfim, como dizia o banner na entrada desta sala : "nossa casa para você, quando você não pode estar em casa!". Achei muito legal!!! Sem contar que os móveis, acabamentos internos bonitos, coloridos e com design. 

O projeto é do escritório de arquitetura e urbanismo Lyons, de Melbourne em parceria com os arquitetos Conrad Gargett. 

Abaixo algumas fotos que tirei por lá! 











  
 
 
 












 





.